terça-feira, 21 de junho de 2016

O que é 'Brexit'?

'Brexit' é a abreviação das palavras em inglês Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída), que significa a saída do Reino Unido da União Europeia, o que lembra o termo usado pela Grécia quando da sua saída do euro 2012, no caso Grexit. No caso da Inglaterra o termo é Brexit. 

 Os britânicos irão às urnas no próximo dia 23 de junho para dizer se querem ou não continuar na União Europeia. Será uma decisão que pode influir nos destinos da Europa. Será a primeira vez que um país membro tenta se desligar do bloco, já que até ao momento só tem havido aderência de filiados, contando a comunidadade agora com 28 países membros.  

 A saída inglesa será interpretada como um duro golpe no projeto de união da Europa. Os britânicos decidiram entrar na Comunidade Europeia em 1975, quando 2/3 de seu eleitorado votou a favor do ingresso.

Os britânicos vão às urnas no próximo dia 23 de junho para votar em um plebiscito crucial para o seu futuro. Os eleitores votarão por permanecer na União Europeia ou abandonar o bloco comum. Nunca um país membro deixou a união política e econômica de 28 países - que desde seu início só tem se expandido.

A saída britânica seria interpretada como um duro golpe ao projeto europeu, cujas origens remontam ao pós-2ª Guerra Mundial. Analistas dizem que esta será a decisão mais importante para os britânicos desde 1975, quando dois terços do eleitorado optaram por ingressar na então Comunidade Econômica Europeia.

Qual Será a Pergunta do Referendo?

Os eleitores devem responder à seguinte pergunta na cédula eleitoral: "Deve o Reino Unido permanecer como membro da União Europeia ou sair da União Europeia?"
 
As duas únicas respostas são "permanecer" e "sair".

Nenhum comentário:

Postar um comentário