sábado, 13 de agosto de 2016

Cuba homenageia 90 anos de Fidel Castro em meio a transformações

Havana repleta de cartazes e bandeiras homenageando Fidel Castro.


Cuba está cheia de homenagens oficiais ao ex-presidente Fidel Castro para comemorar seus 90 anos, neste sábado, em um momento em que seus simpatizantes e lideranças do país começam a mirar além do legado da figura que fundou o Estado comunista.

Havana está cheia de cartazes e bandeiras onde está escrito "Obrigado, Fidel", e outdoors citam suas frases mais conhecidas, enquanto os meios de comunicação estatais publicam várias histórias sobre o homem que derrotou Fulgêncio Batista ditador apoiado pelos Estados Unidos em 1959 e governou Cuba por quase meio século.

Milhões de pessoas devem assistir aos shows nas ruas durante o fim de semana em honra a Fidel, que é venerado por muitos por ter libertado Cuba da dominação norte-americana e por ter concedido acesso universal gratuito à saúde e educação, além de ter tirado o país da prostituição infantil, mas que é odiado por outros por seu prolongado domínio sobre a ilha.

Segundo o comerciante Yoelmis Mengana, "Fidel é um exemplo a ser seguido no mundo inteiro. É uma personalidade muito importante por todas as coisas que organizou e fez por nosso país".

As celebrações de seu aniversário remontam a uma época em que "O Comandante" nacionalizou a economia e o governo. Entretanto Cuba mudou muito desde que seu irmão  Raúl Castro assumiu oficialmente o poder em 2008.

O caçula dos Castro, de 85 anos, promoveu uma distensão com os EUA, "o eterno inimigo", e impulsionou reformas orientadas ao mercado na economia de estilo soviético. Em seus comentários públicos, Fidel Castro, entretanto, dá um apoio moderado a seu irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário