quarta-feira, 17 de agosto de 2016

OPINIÃO DOS TURISTAS SOBRE A CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Ambulantes: um Espetáculo à parte

Jamie e o namorado Chris ficaram impressionados com o espetáculo dado pelos vendedores ambulantes ao fazerem uma caipirinha.

   Exclamando ser maravilhoso beber essa bebida típica caminhando à beira mar. Na América é proibido o consumo de bebida alcoólica na rua", ermendou o pai de Jamie, Mark Ledford.

O sósia

   Antes de pagar a compra na loja de suvenires, após muita dificuldade para se comunicar com a vendedora, que só entendia português, a inglesa Ria Chowdhury largou as compras sobre o balcão e saíu correndo para tirar fotos de um jogador de futebol que ela já conhecia da TV.

   O tal jogador usava o uniforme da seleção brasileira, tinha cabelos compridos e encaracolados e uma faixa preta na cabeça. Ria tinha certeza de que estava diante de Ronaldinho! Chamou toda a família, se infiltrou entre os fotógrafos que cercavam a figura e clicou Ronaldinho, para alegria do pai, Ash Chowdhury,  também adepto de futebol.

   Aí é que aconteceu o choque, pois aquele Ronaldinho não deixou a família ir embora enquanto não recebesse os 10 reais pela foto. "Como será que ele perdeu toda a fortuna que ganhou?!", perguntava Niria, mãe de Ria. Somente após voltarem para o hotel, um tanto decepcionados, é que se deram conta de que aquele homem da foto não era o Ronaldinho dos estádios de futebol.

   Então é que o empregado do hotel nos explicou que aquilo era um sósia. Rimos muito, pois na Inglaterra os artistas não exigem dinheiro quando tiramos uma  foto deles. Aquele Ronaldinho nos perseguiu! Desabafou Niria sobre o seu primeiro choque cultural em terra brasileira.

O biquíni

    Já o chileno Omar Pino Acuna se sente privilegiado por circular no Rio de Janeiro usando apenas o transporte coletivo. Ele veio acompanhar os Jogos sem a esposa, que lhe deu uma missão especial, que foi a de levar um biquíni do Rio para ela.
   Acuna não imaginou que seria tão complicado atender ao pedido: Os biquínis aqui são muito minis. São bem menores que os biquínis que as argentinas usam nas nossas praias. "E olhe que lá no Chile  já todos acham que as argentinas já mostram muita coisa...", comentou Acuna, que está acompanhado do pai. "Não que eu tenha ciúmes, mas se minha esposa usar biquíni brasileiro no Chile, acho que todo o mundo vai ficar censurando."

A crítica

   Em seu primeiro passeio pelo famoso calçadão de Copacabana, o chinês Jin Gan dizia que a paisagem das montanhas tão próximas do mar é fascinante. Apesar das muitas diferenças culturais entre China e Brasil, uma em especial chocou Gan: a resistência dos brasileiros em apoiar os Jogos.

   Quando recebemos as Olimpíadas, em 2008, todos os chineses estavam em festa, foi um sonho para o nosso país. Aqui, eu já vi muita gente protestando, e isso foi muito estranho para mim. Eu ainda não entendo, contou Gan, que minutos antes tentava acompanhar, timidamente, o ritmo dos músicos de rua que tocavam forró, o por quê de tudo isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário