A China criou o maior telescópio do mundo. Com 500 metros de diâmetro, o equivalente a 30 campos de futebol, o telescópio chinês FAST foi criado para detectar sinais de rádio com origem em planetas longínquos. Uma tecnologia que representa um grande passo na busca por vida fora do planeta Terra.

O telescópio está programado para começar a funcionar hoje, 25 de setembro, cerca de cinco anos depois do início de sua construção e tornar-se, assim, no maior do mundo. Até ao momento, o maior telescópio do mundo era o Radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, com cerca de 300 metros diâmetro.

A sua construção terminou em julho e custou cerca de 180 milhões de dólares. Encontrar uma localização adequada foi um dos maiores desafios do projeto. O local escolhido, na província de Guizhou, sudoeste da China, apresenta condições privilegiadas, pois trata-se de um vale rodeado de montanhas a toda a volta que protegem o telescópio de perturbações magnéticas.

O FAST vai dar um novo fôlego à busca por vida extraterrestre. O telescópio será capaz de ir mais longe e de forma mais rápida do que todas as investigações anteriores, como explicou Douglas Vakoch, o presidente do METI International - uma organização dedicada à deteção de sinais extraterrestres -, em declarações à CNN.
“O último telescópio chinês será capaz de ir mais longe e mais rápido do que todas as anteriores buscas por inteligência extraterrestre”, afirmou Douglas Vakoch.
O programa espacial da China já se tornou em uma das prioridades do governo. Em 2018, a China pretende lançar um "módulo central" para sua primeira estação espacial.