domingo, 11 de setembro de 2016

Navio português "O Bom Jesus" que afundou, em 1533, foi encontrado cheio de ouro.


Foi encontrado na costa da Namíbia, o navio português"O Bom Jesus"que afundou, em 1533, a caminho da Índia. Tempestades, nevoeiro e excesso de carga são as prováveis causas para o naufrágio.

O navio foi localizado em abril de 2008 e é uma das descobertas mais importantes desde sempre. Foi encontrado em Oranjemund, o local conhecido como “As Portas do Inferno” entre os navegadores portugueses e espanhóis.

No navio foi encontrado um tesouro avaliado em 11 milhões de euros. Foram encontradas moedas (portuguesas e espanholas), lingotes de ouro, marfim e estanho, canhões, espadas, entre outros.

O segredo para a preservação desta descoberta, segundo Dieter Noli, arqueólogo-chefe do Institute of Maritime Archaelogical Research, foram os lingotes de cobre. "Os organismos marinhos podem gostar de madeira, livros com capas de couro, sementes de pêssego, sacos de juta e calçado de couro, mas afastam-se do cobre e, por isso, inúmeros materiais sobreviveram 500 anos no fundo do mar quase intactos."

Apesar de ser um navio português, o tesouro encontrado vai ficar na posse do Governo da Namíbia, onde foi encontrado, já que o Governo Português à época da descoberta do achado, renunciou a esse direito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário