domingo, 4 de setembro de 2016

O QUE LEVOU A DERRUBADA DE DILMA?

Falta de comunicação com o Congresso Nacional


Todos os projetos que a presidente enviava ao Congresso Nacional para melhorar a Educação e a Saúde eram sempre rejeitados ou modificados pelos congressistas, como aconteceu com o projeto das verbas dos royalties do Pré-sal para a Educação e Saúde, que a presidente Dilma havia enviado a esta casa e que destinava 100% a esses ministérios, mas que a mesma reduziu para 50%, mesmo assim com muita má vontade! 
Os representantes empresariais também tiveram boa parcela de culpa na sua queda, pois aumentavam os preços da maioria dos produtos industrializados e da carne duas vezes ao dia para empurrá-la contra o povo mais humilde, de onde proveio a sua vitória nas urnas em 2014.  


O descontentamento da classe média e dos aposentados com o arrocho salarial e a excessiva carga tributária


Este foi outro fator que também pesou muito contra a presidente Dilma, que realmente não foi capaz de fazer uma reforma tributária justa em quase seus seis anos de governo. Falou-se muito em imposto único, mas na prática as alíquotas só faziam aumentar, obrigando a uma sonegação de impostos, quase oficializada por parte das empresas, já que as pessoas físicas não podiam fazer o mesmo, pois são taxadas diretamente na fonte. Falo das empresas nacionais e algumas multinacionais preocupadas com o social, pois as multinacionais na sua maioria, estão preocupadas apenas com as remessas de lucros às suas matrizes. Com isso os mais prejudicados foram realmente os aposentados e os trabalhadores de classe média, que viram seu poder de compra caír verticalmente e pior que isso o desemprego bater às suas portas.


O programa social de seu governo(Programas de cotas, bolsa família, minha casa minha vida, etc)


Programas de alto cunho social, que além de terem beneficiado a classe mais pobre, incentivaram a produção de alimentos nos estados com geração de empregos na agro-peduária e o fortalecimento das Economias Municipais e Estaduais, isso no que se refere ao programa "bolsa família", um programa muito criticado pela oposição, que acha que  gera uma certa acomodação das pessoas que dele se beneficiam. Quanto ao programa de cotas para os afro-descendentes, também houve forte reação da sociedade, que acha que o termo "cotas para os afro-descendentes" soa a racismo e separatismo e que a designação "cotas para os pobres" cairia melhor numa sociedade multi-racial como é a sociedade brasileira.          


Conclusão : Os 2/3 de um congresso neo-liberal apoiado por uma classe média alta formada também na "escola liberal" de Adam Shemitt e até hoje seguida pela maioria da classe empresarial brasileira, se sentiu ameaçado e resolveu reagir e praticar o que se chamou de "o maior golpe político que se tem notícia em nossa história republicana", caçando uma presidente, que segundo a opinião de uma parte jurídica nacional e internacional, não cometeu nenhum crime constitucional. Os fatores apresentados influênciaram na decisão tomada contra Dilma? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário