quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Hoje o português António Guterres pode ser o novo presidente da ONU

 Os membros do Conselho de Segurança da ONU votam hoje para escolher o novo secretário-geral da organização, que poderá ser o português António Guterres, até agora favorito, num processo que pode ficar logo encerrado.

Nas cinco votações preparatórias, em que os votos dos 15 membros do Conselho de Segurança não eram conhecidos, Guterres aparecia como sucessor do sul-coreano Ban Ki-moon à presidência da ONU. Mas agora, que os votos dos cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido) serão conhecidos, se acontecer um veto por parte de qualquer outro membro, terá que haver nova votação.

Este processo complexo tem poucas regras e dá aos membros do Conselho de Segurança, sobretudo aos permanentes, muita margem para decidir os próximos passos. Se algum destes cinco membros vetar algum dos candidatos, esse candidato acabará por abandonar a corrida ao cargo.
 Como a Rússia irá apoiar uma mulher do Leste da Europa, ou Irina Bokova ou Kristalina Geogieva, é possível que Guterres, mesmo tendo o apoio de nove países e dos membros permanentes, o órgão executivo das Nações Unidas poderá decidir marcar novas votações.

Se mantiver o mesmo resultado e um dos votos negativos pertencer a um dos cinco permanentes, o seu nome não pode ser sequer recomendado.

Este ano a ONU tentou trazer transparência ao processo de escolha, realizando audiências públicas, entrevistas e debates com os 12 candidatos iniciais, mas a entrada tardia da vice-presidente da Comissão Europeia foi recebida com desconfiança por alguns países e entusiasmo por outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário