quinta-feira, 27 de outubro de 2016

MARCELO REBELO DE SOUSA CHEGA A CUBA






Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se com Fidel Castro em Havana


O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, encontrou-se nesta quarta, 26/10, com o histórico líder cubano Fidel Castro, em Havana, durante sua visita de Estado a Cuba. Por enquanto pouco se sabe sobre os assuntos que foram discutidos entre o chefe de Estado de Portugal e o atual Primeiro Ministro de Cuba, pois ainda não foram divulgados os detalhes desse encontro.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou à capital cubana na terça-feira à noite, 25/10,  já na madrugada de quarta feira, 26/10 em Lisboa, para uma visita de Estado inédita a Cuba, que termina nesta quinta-feira, 27/10.

Fidel Castro, que está com 90 anos, esteve no poder em Cuba durante quase meio século, entre 1959 e 2006, quando se afastou por motivos de saúde.

Durante a última década, Fidel fez poucas aparições públicas, mas tem sido um anfitrião de Presidentes e de outras personalidades que visitam Cuba.

Hoje, em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que Fidel Castro assinala "um certo tempo", lembrando que os jovens da sua geração "acompanhavam à distância" a figura do líder cubano, "uns concordando muito, outros discordando muito".

"Como sabem, eu não era propriamente seu apoiante, politicamente falando, mas admirava sua personagem. Mas, de qualquer forma, há sempre na vida da gente personalidades com as quais concordamos ou não concordamos, mas que assinam um certo tempo, isso é um fato", acrescentou.

Questionado sobre se algum dia sonhou com esse encontro, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "Ah, não, isso eu não imaginava, pois eu nem mesmo imaginava ser Presidente da República".

















Nenhum comentário:

Postar um comentário