domingo, 6 de novembro de 2016

Conheça as formas para ser candidato à presidência dos EUA

Existem três formas de concorrer à presidência dos Estados Unidos: sendo indicado por um partido, como candidato independente ou como candidato inscrito. Os mais conhecidos e votados sempre são os do primeiro tipo, neste ano representados por Hillary, Donald, Gary e Jill.

Para candidatos independentes, há uma dificuldade maior, até mesmo para ter seu nome incluído nas cédulas. Para isso, é preciso apresentar uma petição somando pelo menos 880 mil assinaturas em todos os 50 estados do país. As únicas exceções são os estados de Colorado e Louisiana, que aceitam o pagamento de taxas no lugar de assinaturas.

Para candidatos os inscritos não aparecem nas cédulas, e os eleitores precisam escrever seus nomes ao votar. Para se candidatar nessa categoria, 34 estados exigem o preenchimento de um requerimento para que possíveis votos sejam válidos e outros sete dispensam esse procedimento. Nove estados, porém, não aceitam as candidaturas de inscritos.

A Constituição dos EUA determina que “nenhuma pessoa, exceto um cidadão natural ou cidadão dos Estados Unidos, na época da adoção desta Constituição, dever ser elegível ao cargo de presidente; também não deve pessoa alguma ser elegível a esse cargo se não tiver chegado à idade dos trinta e cinco anos e tenha sido por quatorze anos um residente dos Estados Unidos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário