sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

AS GUERRAS E O TERRORISMO PELO MUNDO

A partir de meados do século XVIII, faltou sabedoria à França e à Inglaterra por terem centralizando todos os investimentos em seus países e não terem investido nos demais países, principalmente latinos,  valorizando a mão de obra e as culturas portuguesa, espanhola, italiana, grega, etc., construindo um Ocidente desigual, concentrado apenas na franco-anglo/indústria, até aos nossos dias!
Por esse erro histórico, o Ocidente, incluindo recentemente os EUA, agora está em processo de desmoronamento. Além da exclusão dos países acima citados, o Ocidente também, durante mais de 200 anos, achou que os países não ocidentais, como China, Índia e demais países asiáticos, aceitariam esse domínio perenemente! Agora parece tarde demais para reparar essa descriminação histórica, pois a Revolução industrial, mesmo à custa de muito sangue, já avança sem poder ser freada, por quase todos os cantos do nosso Planeta, confirmando a transformação do quadro político/social/cultural do mundo, onde todos os povos tenham acesso ao progresso e à justiça social.
Sem dúvida, "A Revolução Industrial" trouxe grande progresso ao mundo, pois transformou uma Economia até então mercantilista e atrasada numa Economia liberal e adiantada, de grande avanço tecnológico. Porém, estes dois países e mais tarde a Inglaterra, não tiveram a sabedoria de fazer expandir esse avanço aos demais países ocidentais, como Portugal, Espanha, Itália, Grécia e demais países, que pelo contrário, por razões históricas ligadas às "Grandes Navegações", até foram e são até hoje descriminados por esses badalados "donos do progresso"! Só a partir do começo e meados do século passado, com a Revolução russa e depois a chinesa é que surgiram outras opções de progresso e libertação não só para os latinos mas para quase todos os países do mundo. A China de hoje está investindo forte em quase todos os países, e, o que é mais importante, transferindo tecnologia e não interferindo nas culturas locais. A Rússia nem tanto, mas combatendo o terrorismo e protegendo deste os governos eleitos por seus povos, como é o caso da Síria, onde o Ocidente, na ânsia de derrubar o seu presidente, chega ao cúmulo de apoiar com armas e dinheiro a Rede Nusra, Al-Qaeda e outras. Aliando-se a estas duas novas potências mundiais de economia socialista juntaram-se ainda países como Irã, Coreia do Norte, também com grande desenvolvimento tecnológico. Com toda essa transformação política, cultural e econômica dos tempos atuais, surge um novo mapa nas relações internacionais, que está provocando uma reação do capital privado internacional, que está recorrendo a todos os meios possíveis, guerra midiática, bélica etc., para não perder as riquezas naturais e outros bens que

 há tantos anos mantém em seu poder!  Nessa disputa de interesses entre o velho ocidente e essas potências emergentes, surgem como consequência, as guerras como a guerra do Sudão do Sul, do Congo, do Iraque, de Uganda, da Líbia, da Síria e outras, além dos golpes militares, institucionais e midiáticos, como as tentativas de golpe na Venezuela, Bolívia, Equador e o golpe do Brasil já concretizado! Centelha alimentadora do terrorismo. 

Uma centelha acesa pela ganância desmedida e irracional de um Ocidente que insiste em ignorar o direito de outros povos de poder usufruir de suas riquezas naturais e das transformações das mesmas em alimentação de suas próprias indústrias e bem estar comum . Um Ocidente que insiste em minimizar as outras religiões e culturas, fazendo-nos crer, que sem ele, o resto do mundo não terá capacidade de sobreviver, o que provoca a Ira de minorias nacionalistas e radicais, hoje transformada em "Terrorismo", que só irá acabar quando este respeitar os anseios de libertação destas minorias...

Sem esse respeito e sem governos devidamente legitimados pelos seus respectivos povos, o ano de 2017 e os próximos anos, serão anos de Lágrimas!!!

Num grito de todos aqueles que respeitam os direitos do próximo e amam a Paz, vamos dizer, "NÃO À GUERRA!!!" 

JPL



Nenhum comentário:

Postar um comentário