terça-feira, 6 de dezembro de 2016

O BRASIL PERDEU UM DE SEUS MAIORES POETAS...

O poeta, escritor e teatrólogo maranhense Ferreira Gullar morreu na manhã de domingo (04/12/16) no Rio, aos 86 anos. Gullar é um dos maiores autores brasileiros do século 20 e foi eleito "imortal" da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2014, tornando-se o sétimo ocupante da cadeira nº 37.

De acordo com a ABL, Gullar foi vítima de uma pneumonia. Ele estava internado há 20 dias no hospital Copa D'Or, na Zona Sul do Rio. O corpo do escritor foi transportado no mesmo dia à Biblioteca Nacional, no Centro do Rio. Às 9h de segunda (05/12/16), ele foi velado no prédio da Academia Brasileira de Letras. Na tarde de segunda o corpo foi levado para o enterro no mausoléu da ABL, no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo. 

Ferreira Gullar deixa dois filhos, Luciana e Paulo, oito netos, e a companheira Cláudia, com quem vivia atualmente. Seu último livro foi "Autobiografia poética e outros textos", lançado este ano. 

"E com certeza deixará muitas saudades aos amantes de suas obras. Descanse em paz Ferreira Gullar."  CCLB do Brasil

"Cantiga para não morrer

Quando você for se embora,
moça branca como a neve,
me leve.

Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.

Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.

E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento." 
 Autor: Ferreira Gullar


Nenhum comentário:

Postar um comentário