sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

ONU - O apoio de Portugal foi "importante para que a candidatura Guterres saísse vencedora

O secretário-geral das Nações Unidas designado, Antônio Guterres, agradeceu hoje na Assembleia da República, onde foi distinguido com o Prêmio de Direitos Humanos 2016, "todo o apoio" de Portugal, "um dos fatores mais importantes para que sua candidatura saísse triunfante".

Durante a cerimônia de atribuição do mais alto galardão atribuído pelo parlamento português agora de manhã em Lisboa, que decorreu na Sala do Senado, na presença de altas figuras do Estado, como o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro Antônio Costa,
Antônio Guterres reconheceu que a agenda dos direitos humanos está "em regressão" e em "progressiva deterioração".

Num discurso bem reduzido, o próximo secretário-geral das Nações Unidas descreveu "a situação dramática" dos refugiados no mundo e enalteceu o exemplo de solidariedade das organizações da sociedade civil, mencionando o Conselho Português para os Refugiados, ao qual doou o valor do prêmio, 25 mil euros, o prêmio recebido dos Direitos Humanos.
Guterres, ex-alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados referiu também o apoio Global dos Estudantes Sírios.
Neste contexto, "Portugal tem autoridade moral para mobilizar um conjunto maior de Estados para que a agenda dos direitos humanos volte a progredir", assegurou.
Antônio Guterres enfatizou ainda que é preciso garantir o reconhecimento dos direitos econômicos, sociais e culturais, como o direito à habitação,  à educação, historicamente desvalorizados em relação aos direitos civis e políticos.
O júri do Prêmio de Direitos Humanos contou com representantes de todos os partidos e decidiu, por unanimidade distinguir Antônio Guterres "pelo  seu trabalho desenvolvido na defesa dos direitos humanos", principalmente no período em que liderou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Desde 1999, outras personalidades foram distinguidas pela Assembleia da República, tais como, o ex-Presidente Mário Soares, a jornalista e defensora dos direitos das mulheres Maria Lamas, o bispo timorense de Baucau, Basílio do Nascimento, e o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto ao serviço das Nações Unidas.
 Ao final de seu discurso, Guterres foi ovacionado de pé durante longo tempo, tendo recebido os primeiros cumprimentos da família e do atual primeiro-ministro, Antônio Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário