domingo, 5 de março de 2017

Brasil é cobrado pela Argentina sobre voos sem permissão para as Ilhas Malvinas




A Argentina através da sua chancelaria pediu explicações ao governo do Brasil após ter detectado pelo menos seis voos militares do Reino Unido feitos entre aeroportos brasileiros e as Ilhas Malvinas, território este reivindicado pela Argentina.

Segundo a Direção Nacional de Controle de Trânsito Aéreo da Argentina, no em 2016, foram feitos seis voos entre Brasil e Monte Agradable, cidade das Ilhas Malvinas.
O governo argentino lembrou do acordo feito com o Brasil de não ocultar, em seus aeroportos e portos, aviões ou navios britânicos de guerra que se dirigem aos arquipélagos em disputa, em concordância com a posição adotada pelo Mercosul e pela Unasul, como forma de solidariedade à reivindicação da soberania argentina sobre as ilhas.

As autoridades brasileiras já enviaram uma explicação preliminar à chancelaria em Buenos Aires. “A chancelaria brasileira reafirmou o apoio ao nosso país em relação à questão das Malvinas e disse não ter conhecimento sobre esses voos, se comprometendo a fazer as investigações necessárias com o Ministério de Defesa local”, diz texto atribuído ao governo argentino.

A Argentina e o Reino Unido disputaram os territórios das ilhas durante uma guerra em 1982 que culminou na rendição do governo argentino e um total de 904 soldados mortos, 649 argentinos e 255 britânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário