O Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado é uma manifestação folclórica com origem no estado de Pernambuco. Trata-se do mais antigo ritmo afro-brasileiro.
É composto por um conjunto musical percussivo que acompanha um cortejo real. Os diversos grupos apresentam um espetáculo de muitas simbologias, assinalado pela riqueza estética e musicalidade. O momento de maior ênfase, acontece em desfiles e apresentações durante o carnaval de Recife e Olinda.

História

O registro mais antigo que se tem do Maracatu Nação data de 1711, porém o ano de sua origem é incerto. Apenas se sabe que surgiu em Pernambuco e vem sofrendo transformações ao longo dos tempos, desde então.

Um dos maracatus mais antigos é o Maracatu Elefante, fundado em 15 de novembro de 1800 no Recife pelo escravo Manuel Santiago depois de ter-se rebelado contra a direção do Maracatu Brilhante. A escolha do elefante como nome e símbolo da agremiação deveu-se ao fato deste animal ser protegido por Oxalá, um dos muitos orixás do candomblé. Uma das diferenças deste maracatu é a tradição de conduzir três calungas (bonecas negras) ao invés de duas como é comum nos outros maracatus. Eis os nomes delas: Dona Leopoldina, Dom Luís e Dona Emília, que representam os orixás Iansã, Xangô e Oxum, respectivamente. Outra característica singular do Nação Elefante é o fato de ter sido o primeiro a ser conduzido por uma matriarca, pois até aí os maracatus sempre tinham sido regidos por uma figura masculina.