domingo, 5 de março de 2017

O QUE ACONTECERÁ AO BRASIL COM A QUEDA DA ECONOMIA CHINESA

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, confirmou neste domingo a revisão para baixo da previsão de crescimento da economia de seu país em 2017.

Falando em Pequim, durante o congresso anual do Partido Comunista Chinês,  Keqiang disse que o PIB da China deverá crescer apenas 6,5% em 2017, em um encolhimento de 0,2% ponto percentual em relação ao ano passado - que por sinal já havia marcado o pior desempenho econômico do país em mais de 25 anos. 

  O governo chinês havia estimado anteriormente um crescimento de até 7% para este ano, algo já menor que a média histórica apresentada pelo país desde a introdução das reformas econômicas de 1989. Entre 1989 a 2015, o PIB chinês cresceu em média de pelo menos 10% ao ano.

O anúncio desta revisão deixa o mundo em alerta, principalmente a economia emergente do Brasil. Nos últimos anos, Pequim se consolidou como o principal parceiro comercial de Brasília.

O Brasil Pode Ser Afetado em suas Exportações

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, a China é o destino de mais de 15% das exportações brasileiras.

Já em 2016, as vendas para a China caíram quase 6% em relação a 2015, ano em que já havia se registrado um decréscimo de 15% no volume de exportações para o país asiático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário