domingo, 9 de abril de 2017

Navio Russo para onde partiu ataque dos EUA à Síria

A Rússia enviou navios para o ponto do Mar Mediterrâneo de onde partiu o ataque americano à Síria, na madrugada de sexta (07/04/2017).
O movimento da fragata russa é como um passo na direção da guerra. Ela estava estacionada no Mar Negro. Na sexta, contornou o litoral da Turquia e, no sábado (08/04/2017), chegou ao Mar Mediterrâneo. Exatamente onde dois navios de guerra americanos lançaram o ataque contra a Síria na madrugada de sexta (07/04/2017).

A fragata russa também é capaz de lançar mísseis iguais aos americanos usaram. O governo russo é aliado da Síria e também quer reforçar as defesas aéreas do país.

Os mísseis lançados pelos Estados Unidos atingiram a base aérea de Shayrat, na Síria. O governo americano afirma que conseguiu destruir 20 aeronaves, hangares onde elas ficavam e depósitos de armas e combustível. Mas essas imagens mostram como alguns hangares continuam de pé. No sábado (08/04/2017), a base até voltou a funcionar.

Ainda não dá para saber quais serão as consequências do ataque americano. Se, por um lado, a Rússia se movimenta para defender o aliado, por outro, os Estados Unidos estão dispostos a pressionar ainda mais o ditador sírio, Bashar al-Assad, com novas sanções econômicas ou, talvez, novos ataques.

O presidente americano, Donald Trump, mandou uma carta ao Congresso informando oficialmente sobre o ataque. Nela, Trump diz: "os Estados Unidos vão adotar novas ações, se for necessário e apropriado, para defender nossos interesses nacionais".

O estopim para o bombardeio dos Estados Unidos foi um ataque com armas químicas na província de Idlib, na Síria, na última terça-feira (04/04/2017). Mais de 80 pessoas morreram. O governo americano acusa o governo sírio pelo ataque. Um hospital também foi bombardeado enquanto atendia às vítimas. Os Estados Unidos investigam se a Rússia e a Síria atingiram o hospital para apagar provas do uso de armas químicas.

  A mesma região da Síria foi atacada de novo, mas não foi um ataque químico e uma pessoa morreu. Em outros ataques no  sábado, executados por lados diferentes, pelo menos 40 pessoas morreram.

O secretário de estado americano e o secretário de relações exteriores da Rússia conversaram no sábado por telefone. O secretário russo negou que o governo sírio tenha usado armas químicas. Os dois devem se encontrar em Moscou na próxima quarta-feira (12/04/2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário