quarta-feira, 24 de maio de 2017

...E ASSIM NASCEU A LÍNGUA PORTUGUESA

Como disse Francisco José em sua canção,"É tão linda a minha aldeia"!
também nós lusófonos temos que dizer: - "É tão linda a minha língua"!
Realmente esta língua além de ser linda nos fala de amor e aventura. Amor espontâneo que é representado por esta maneira de ser dos povos que através dela se comunicam. Uma maneira de ser humanística e receptiva, que bem  poderia servir de exemplo para este Brasil, Aventura, porque nossos ancestrais levaram-na aos quatro cantos do mundo sem agressão e sem interferência nas culturas locais, mas pelo contrário enriquecendo-a com vocábulos dos povos contatados. Hoje é a quinta língua mais falada do mundo, mas poderia estar em melhor posição se não fosse aquele desastre de Alcácer-Quibir em 1578, promovido pela imprudência de D. Sebastião, que tirou de Portugal e Espanha a chance de terem feito a 1ª "Revolução Industrial" do mundo.       
Enfim, esta língua tão decantada nos versos de Camões, precisa ser mais trabalhada na prática para tornar-se também uma língua técnica, no sentido de poder também dar aos nossos povos uma qualidade de vida melhor, pois  matéria prima e mão de obra para tal é  o que não nos falta!
Hoje o Brasil com a grande maioria dos falantes de português no mundo  lusófono, é o país com maiores possibilidades de realizar essa transformação, mas precisa assumir de vez esta esta condição, pois se isso acontecer certamente se transformará não só numa potência continental mas mundial.
Uma potência diferente das demais, pois sua cultura é integracionista, universalista e humanística, herança maior de seus ancestrais.

JPL




     

Nenhum comentário:

Postar um comentário