segunda-feira, 22 de maio de 2017

O PIRATA THOMAS CAVENDISH

Thomas Cavendish (Trimley St. Martin, Reino Unido, 19 de setembro de 1560 – fevereiro de 1592) foi um jovem almirante inglês.

 Cavendish, participou da expedição exploradora de Sir Richard Grenville na  fundação da Virgínia em 1585, comandando um navio dessa expedição. Esteve também em algumas vezes vezes em Santa Catarina, Brasil, onde nas águas abrigadas da praia do Canto Grande e Tainha, ambas em Bombinhas, colocava no Morro do Macaco, próximo a estas praias, homens armados para dar o alarme caso avistassem algum navio. Acredita-se que ainda hoje exista  algum tesouro enterrado na encosta daquele morro, pois era ali que a divisão do tesouro roubado acontecia e onde Cavendish guardava o restante do mesmo para retirar quando voltasse para a Inglaterra.

Em 1586 comandando uma frota de três navios, foi o terceiro homem a dar a volta ao mundo, retornando à Inglaterra somente em 1588. Cavendish, perdeu o pai cedo e acompanhou grandes navegadores em aventuras pelo novo mundo. Sua primeira viagem foi para a Virginia, acompanhando o navegador Sir Richard Grenville. Depois dessa viagem acompanhou Sir Francis Drake pelos mares do Sul.
Finalmente organizou uma expedição que partiu de Plymouth em 21 de julho de 1586 com três navios, O "Desire", de 120 toneladas, o "Content", de 60 toneladas e o "Hugh Gallant", de 40 toneladas. Foi nessa viagem que fez sua  viagem de circunavegação, descendo o Oceano Atlântico, cruzando o Estreito de Magalhães e alcançando o Oceano Pacífico, de onde passou para a China, Índia, contornando a África e retornando à Inglaterra como herói, com os porões de seus navios repletos de riquezas.

Em sua segunda viagem, partiu de Plymouth, cidade no sudoeste da Inglaterra, em 26 de agosto de 1591 com um acréscimo de mais navios como o Leicester", o "Desire", o "Roebuck", o "Black Pinnace" e o "Dainty".

Nesta sua segunda viagem, capturou um veleiro com uma carga de açúcar e escravos. Fez prisioneiro o piloto português chamado Gaspar Jorge, que foi seu prisioneiro até o ataque de Vitória no Espírito Santo.

Mas antes disso, fez muitos estragos no Brasil, atacando e queimando as residências da Ilha Grande, também conhecida como Ilha Placencia. Fez pousada em Ilhabela, de onde ordenou o ataque à Vila de Santos e São Vicente. Queimou Engenhos, o Outeiro de Santa Catarina, fez reféns e conseguiu roubar muito ouro. Ficou na vila de Santos  por mais de dois meses, perdendo um precioso tempo, o que lhe atrapalhou a travessia do estreito de Magalhães. Nesse local perdeu muitos homens que morreram de fome e frio.

Retornou à Vila de Santos, mas dessa fez sofreu muitas baixas. Organizou então o ataque a Vitória, Espírito Santo, onde sua expedição perdeu cerca de 80 homens. Desesperado retorna à Ilha Grande, onde teve mais baixas e finalmente foge, tentando alcançar a ilha de Santa Helena uma antiga possessão inglesa situada no meio do Atlântico, mais próxima da África.  Entretanto, alguns historiadores informam que Cavendish morreu próximo ao litoral de Pernambuco, mas parte do seu tesouro ainda pode estar escondido nas encostas do Morro do Macaco próximo a praia da Tainha em Santa Catarina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário