sábado, 13 de maio de 2017

VISITA DO PAPA A PORTUGAL

Encerrou-se hoje a visita do Papa Francisco a Portugal. O avião da TAP acaba de levantar voo da base aérea de Monte Real com destino a Roma sob o aceno de milhares de lenços brancos e muitas lágrimas dos fiéis num clima emocional bastante profundo, como já era de se esperar em momentos como estes de extrema fé.

 O Papa acaba de visitar um país, embora afirme que não visitou Portugal mas sim apenas o Santuário de Fátima, que levou a Igreja Católica aos quatro cantos do mundo e através dela e de seus marinheiros transformou sociedades tribais e belicosas em sociedades organizadas e baseadas nos princípios cristãos, como é caso do Brasil, onde as centenas de tribos se degladiavam entre si e apoiadas pelos separatistas estrangeiros dificultavam a obra da "Unidade Nacional", que deve muito também a essa Igreja de Nóbrega, Anchieta, Felipe Camarão e outros.

Foi uma obra tão importante que até hoje o Brasil continua unido na língua, nas fronteiras e na religião dessa mesma Igreja de Francisco e de outros santos espalhados e cultuados por esse Planeta afora, apesar do separatismo estrangeiro pregar abertamente que o Brasil é atrasado por culpa do catolicismo e da colonização portuguesa!

Realmente essa  palavra colonialista é uma palavra que não se encaixa bem no sentimento cristão do nosso povo, pois, foi contra a escravidão do povo judeu que Jesus Cristo se insurgiu e acabou pregado numa Cruz. Mas, a Igreja Católica Jesuíta do Brasil daqueles primórdios também, tal como o Papa Francisco, se insurgiu e combateu os exageros dos colonos e sem meios de transportes rápidos, sem luz elétrica, sem meios de comunicação em massa, sem geladeiras e sem vacinas para erradicar as epidemias que ceifavam vidas, levou junto com os portugueses, a língua e a fé católica a todos os cantos deste Brasil Gigante!

Apesar da Igreja Católica de hoje não ser mais aquela Igreja de ontem, nosso povo carrega consigo esse sentimento de paz e humanismo deixado por nossos antepassados portugueses.

JPL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário