sexta-feira, 9 de junho de 2017

O ALENTEJO RECEBE O FESTIVAL DE MÚSICA ÍBERO AMERICANO 2017

O Alentejo é uma região do centro-sul de Portugal. Compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém, sendo assim a maior região de Portugal com uma área de 31.551,2 km², que representa 33% do território continental português, limitando-se ao norte com a Região Centro, a este com a Espanha, a sul com a província do Algarve e a oeste com a cidade de Lisboa e com o Oceano Atlântico. Pelo censo de 2011 tinha 760 098 habitantes representando 7,4% da população de Portugal . Compreende uma das NUTS II de Portugal.
Quanto ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) que classifica a qualidade de vida dos cidadãos, a região do Alentejo apresenta uma taxa de 0,872, considerada como muito elevada e acima da média nacional. o Alentejo apresenta ainda a mais baixa taxa de criminalidade no país, sendo uma das regiões mais seguras de Portugal.
Segundo dados estatísticos do INE, a média salarial no Alentejo em 2014 estava nos 804,00€, fazendo desta província(estado), a terceira melhor região a nível nacional, quanto à média salarial dos seus trabalhadores. 


A província ou estado alentejano apresenta uma topografia muito parecida com a topografia nordestina do Brasil. Sua população é em sua maioria morena, devido à presença árabe durante séculos nesta região.
 
Portanto, foi bem acertada a escolha de Évora no Alentejo para sediar o Festival de Música Íbero-Americano, que esperamos traga um novo alento, não só à  música mas a todos os segmentos desta cultura tão rica mas sempre tão esquecida pelos governos e grande mídia em geral. Afinal, Portugal e Espanha precisam afastar este separatismo perverso que os separa há mais de duzentos anos desta sua América em nome de uma falsa independência liberal que nada mais representava que a defesa dos interesses comerciais ingleses no Novo Mundo. foi na verdade uma independência abortada, que impediu que a obra luso-espanhola fosse completada até aos dias de hoje, apesar de já bem adiantada. 
Agora, que esse modelo econômico e cultural está em queda livre, os povos íbero-americanos terão uma boa oportunidade de fazerem sua verdadeira independência  e se libertarem de vez dessa canga pesada que carregam há mais de dois séculos. 
Que o festival musical de Évora seja o ponta pé de saída para a grande vitória da libertação definitiva da Íbero-América!!!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário