domingo, 18 de março de 2018





Putin Eleito De Forma Esmagadora Para Mais Um Mandato de Seis Anos Na Maior Nação Do Mundo

Neste domingo 18/3, Vladimir Putin venceu as eleições presidenciais russas de maneira esmagadora se elegendo para um quarto mandato que irá até 2024. 


O atual chefe de Estado deixou para trás o candidato comunista Pavel Grudinin, que obteve apenas 13,4% dos votos, enquanto o ultranacionalista Vladimir Jirinovski obteve 6,3%. A jornalista filiada à oposição liberal, Ksénia Sobtchak ficou com 1,4% dos votos.  


O Resultado  oficial só deve ser anunciado na segunda-feira
Putin disse aos seus simpatizantes, reunidos nas imediações do Kremlin, que via na vitória "a confiança e a esperança" do povo russo. "Vamos trabalhar duro, de forma responsável e eficiente", afirmou ele.  
Além disso, acrescentou, sinto o reconhecimento do fato de que muitas coisas foram realizadas em condições muito difíceis.
Durante o atual mandato de Putin, os preços do petróleo despencaram, provocando escassez de divisas, o que se somou às sanções do Ocidente pela anexação russa da Crimeia.

Em seu discurso, Putin voltou a se dirigir ao Ocidente e afirmou que as acusações conta a Rússia pelo envenenamento, em Londres, de um ex-espião duplo desertor "são mentiras, lixo, bobagens" e assegurou que seu país destruiu todas as armas químicas de que dispunha, conforme os tratados internacionais.

Após o fechamento das últimas seções eleitorais no enclave russo de Kaliningrado, na região central da Europa, a primeira pesquisa do instituto oficial VTSiOM antecipou a vitória do presidente com 73,9% dos votos, um resultado muito melhor do os 63,6% obtidos em 2012. 


A presidente da Comissão Eleitoral, Ella Pamfilova, considerou, no entanto, que as irregularidades comprovadas foram "relativamente baixas" e acrescentou que a votação foi transparente. 

Já o candidato comunista não filiado ao partido comunista disse que as eleições não foram justas.   

Estabilidade -


O  principal ausente nestas eleições presidenciais, Navalny, que não pôde participar do pleito devido a uma condenação por desvio de verbas, afirmando que sua condenação foi uma manobra orquestrada pelo governo.
O popular blogueiro, que tem uma base de seguidores em todo o país, havia convocado o boicote das eleições e enviado mais de 33.000 observadores às seções eleitorais.

Putin é elogiado por ter devolvido a estabilidade ao país, após a caótica década de 1990, embora, segundo seus detratores, tenha sido às custas das liberdades individuais.

Nos últimos quatro anos, tivemos dificuldades devido  às sanções ocidentais, mas também construímos muito, novas fábricas foram abertas e a inflação é baixa, explicou à imprensa Olga Matiunina, eleitora de Putin, de 65 anos.


A última semana de campanha foi marcada por um novo pico de tensão entre Moscou e o Ocidente, devido ao envenenamento, na Inglaterra, do ex-agente duplo Serguei Skripal e sua filha, Yulia.

Moscou anunciou no sábado a expulsão de 23 diplomatas britânicos, em represália a uma medida similar adotada por Londres.
A eleição foi celebrada simbolicamente quatro após após a ratificação da anexação da Crimeia à Rússia, decidida após um referendo considerado ilegal por Kiev e pelas potências ocidentais.

Kiev, capital da Ucrânia bloqueou o voto de eleitores russos estabelecidos na Ucrânia. Dezenas de policiais e militantes nacionalistas bloqueavam neste domingo o acesso aos consulados russos em várias outras cidades ucranianas em represália aos eleitores Majoritariamente pró Putin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário