sexta-feira, 2 de março de 2018

Psicóloga sobre Supernanny: "Os pais não são mais donos das crianças"

A psicóloga Rute Agulhas afirmou hoje, sexta feira, perante o Tribunal de Oeiras, que o programa Supernanny "viola os direitos das crianças" e pode promover "maus tratos emocionais".

 Supernanny foi um programa de televisão criado pela televisão inglesa e adaptado em outros países como Estados Unidos e Brasil. A ideia deste programa é mostrar em cada capítulo ao público como impor disciplina a crianças.

Rute Agulhas foi  apontada como testemunha pelo Ministério Público em ação contra a Sic. Esta sexta-feira, na segunda sessão de julgamento, a especialista em psicologia clínica e forense, docente universitária e membro do conselho jurisdicional da Ordem dos Psicólogos atacou o programa da estação de televisão do bairro de Carnaxide em Lisboa, considerando que este tipo de programa, o  Supernanny, "viola de forma grotesca os direitos das crianças".

"Os pais não são donos das crianças. Os seus direitos não são ilimitados", respondeu, quando confrontada com os termos de autorização assinados pelos pais. As crianças também terão assinado autorizações mas a psicóloga defendeu que nenhuma tem maturidade cognitiva ou emocional para tomar uma decisão consciente e informada.
Rute Agulhas sublinhou ainda que o programa apresenta técnicas de psicologia comportamental que podem ser aplicadas durante anos, como se tratassem de "receitas milagrosas", "rápidas" e "universais" para todas as crianças. "Não há receitas de parentalidade", insistiu.

Confrontada pelo advogado da Warner, Paulo de Jesus Correia, sobre se o programa causará trauma às crianças, a especialista sublinhou que sim, que isso pode acontecer. Atenção! SIC está para a Imprensa portuguesa, assim como a Globo está para a Imprensa brasileira em termos de programação e audiência, mas, a RTPi, emissora do Estado, atualmente também segue a mesma programação liberal, massificadora e domesticante, que a mídia privada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário