quarta-feira, 19 de julho de 2017

Ração com planta nativa pode enriquecer carne de peixe na Amazônia

O estudo foi desenvolvido até ao momento com peixes jovens, que ainda não servem para consumo, mas a pesquisa já mostrou resultados bem positivos

A ração é feita com uma planta nativa da Amazônia e poderá fazer com que o peixe tambaqui tenha mais qualidade e seja mais saudável quando for consumido. A ração é resultado de pesquisa desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na Amazônia Ocidental.

A pesquisa até agora foi desenvolvida com peixes muito jovens, que ainda não servem para consumo, mas a mesma já mostrou resultados animadores. Animais que se alimentaram com esta ração apresentaram porcentagem aproximada de 0,6% de incorporação do ômega 3, valor superior aos peixes que não se alimentaram com a ração, cuja porcentagem de ômega 3 foi apenas de 0,2% na composição centesimal.

O ômega 3 trabalha no organismo humano na prevenção das doenças do risco cardiovascular e na prevenção de algumas enfermidades neurodegenerativas como, por exemplo, a doença de Parkinson e o Mal de Alzheimer.
.
A planta usada pelos pesquisadores foi a planta da Amazônia Sacha Inchi (Plukenetia volubilis), rica em ácido linolênico, o ômega 3. Também chamado de óleo Inca, o óleo de Sacha Inchi é um produto nobre, valorizado no mercado por seu alto teor de ácido graxo ômega 3. A principal proposta do estudo foi aproveitar partes residuais da planta que pudessem ser incluídas na ração e agregar valor nutricional ao peixe.

O Tambaqui também é o peixe mais usado na Semana Santa na região norte do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário